Faleceu neste sábado (17), aos 76 anos Dito Floriano, reconhecido como um dos grandes nomes da tradição da catira e da moda de viola em Goiás. Fundador do grupo de catira Irmãos Floriano, o artista construiu uma trajetória marcada pela valorização da cultura popular e da música sertaneja raiz.
Ao lado do tio, Dito Floriano que era morador do Jardim Petrópolis em Anápolis, tornou-se referência da catira em Anápolis, ajudando a marcar época com a criação e realização do evento Catirana (Festival Nacional de Catira de Anápolis), que se consolidou como um importante espaço de preservação e difusão da manifestação cultural em Goiás e no Brasil.
Dito estava na região de Pirenópolis, acompanhado de amigos, quando passou mal. O artista chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital de Urgência de Anápolis (HUANA), mas não resistiu.
Sua trajetória deixa um legado de respeito, amizade e dedicação à cultura sertaneja goiana, sendo lembrado pelo compromisso em manter viva a tradição da catira e da música raiz no estado.