O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou, nesta quinta-feira (1º), o advogado Cristiano Zanin Martins, de 47 anos, para o Supremo Tribunal Federal (STF). A indicação foi confirmada em edição extraordinário do Diário Oficial da União.
Advogado do petista desde 2013, Zanin, agora vai precisar ser sabatinado e aprovado pelo Senado Federal, caso o seu nome seja aprovado ele vai ocupar a vaga deixada pelo Ministro Ricardo Lewandowski que se aposentou da corte por idade.
Lula confirmou a escolha para o STF na tarde desta quinta, por volta das 13h45, por meio das redes sociais. Ele afirmou que já era esperada a indicação de Zanin para o STF, que conhece as qualidades do advogado e acha “que o Brasil irá se orgulhar”.
“Já era esperado que eu fosse indicar o Zanin para o STF, não só pela minha defesa, mas porque eu acho que se transformará em um grande ministro da Suprema Corte. Conheço suas qualidades, formação, trajetória e competência. E acho que o Brasil irá se orgulhar”, afirmou o petista.