Um grupo de japoneses, descendentes e amigos, celebraram hoje (4), o Dia das Crianças no Japão, assim como no Brasil, a data é comemorada na cultura japonesa, e tem uma comemoração representada por Carpas, um tipo de peixe significativo no país oriental.
O grupo tem se reunido constantemente em uma chácara próximo a Vila São Vicente (Igrejinha), em Anápolis, além da proposta de manter viva a cultura japonesa, o local também recebe constantemente oficinas de artes oriundas do Japão.

O “koinobori” é uma decoração tradicional japonesa, especialmente exibida em quintais ou telhados de casas durante o Dia das Crianças (5 de maio). O koi (carpa) simboliza força e crescimento, representando a celebração do crescimento dos meninos.
A imagem do koi subindo uma cachoeira expressa sucesso e progresso, refletindo os votos de saúde e felicidade para as crianças. Geralmente, o koi preto representa o pai, enquanto os koi vermelhos ou azuis representam os filhos. O koinobori é apreciado pelo seu movimento bonito ao vento, sendo uma parte amada da primavera no Japão.

Neste domingo, foi realizada uma oficina de Ikebana, o professor e artista Elder Lima, que tem 22 anos de experiência com a arte japonesa, foi o responsável pela oficina de hoje.
Ikebana é uma arte japonesa de arranjos florais, conhecida também como Kado (a via das flores). É uma forma de arte que busca expressar a beleza da natureza através da composição de flores, ramos e folhas, seguindo princípios específicos como a linha, a forma e o naturalismo.