O candidato de direita José Antonio Kast foi eleito presidente do Chile neste domingo (14), após vencer o segundo turno das eleições com mais de 58% dos votos, segundo dados divulgados pelo Serviço Eleitoral do país (Servel).
A candidata de esquerda, Jeanette Jara, reconheceu a derrota ainda na noite da votação. Em publicação nas redes sociais, ela afirmou ter telefonado para o presidente eleito para desejar sucesso na condução do país. “A democracia falou forte e claro. Acabo de falar com o presidente eleito José Antonio Kast para desejar-lhe êxito pelo bem do Chile”, escreveu.
Kast já liderava as intenções de voto desde o primeiro turno e confirmou o favoritismo nas urnas. Ao discursar para apoiadores, o presidente eleito celebrou o resultado e agradeceu aos eleitores e à família. “É um dia incrível”, declarou, ao afirmar que será necessário o empenho de todos para enfrentar os desafios do país.
Desde 2010, o cenário político chileno tem sido marcado pela alternância de poder entre governos de direita e de esquerda a cada eleição presidencial.