INSS começa a notificar aposentados e pensionistas sobre descontos indevidos; primeiros avisos chegam hoje (13)

Beneficiários terão a oportunidade de pedir o ressarcimento se identificarem descontos não autorizados

A partir de hoje (13 de maio), aposentados e pensionistas do INSS começam a receber notificações pelo Meu INSS sobre possíveis descontos associativos que podem ter sido feitos de forma indevida em seus contracheques. A medida foi anunciada na última quinta-feira (8) pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, em uma coletiva de imprensa.

Além de avisar os beneficiários sobre descontos, o INSS também está garantindo que todos tenham a chance de confirmar se autorizaram esses descontos ou se foram vítimas de fraudes. Aqueles que não reconhecerem os valores descontados podem pedir ressarcimento diretamente pelo Meu INSS ou pela Central 135, sem precisar enviar documentos adicionais.

Quando você será notificado?

Desde quinta-feira (8), cerca de 27 milhões de segurados começaram a ser informados, pelo Meu INSS, de que não possuem e nunca tiveram descontos associativos. Se você foi um dos afetados, a partir de quarta-feira (14), poderá verificar e confirmar se o desconto foi legítimo ou se, na verdade, trata-se de uma cobrança indevida. Se você não autorizar o desconto, poderá solicitar o reembolso de forma simples, diretamente pelo aplicativo ou pelo telefone 135.

Fique atento aos golpes!

O INSS também alertou sobre golpes. O único canal oficial de comunicação é o Meu INSS, tanto pelo site quanto pelo aplicativo — e é por lá que todos os beneficiários serão notificados. Não há contato por telefone, SMS, WhatsApp ou e-mail. “Não clique em links suspeitos, não forneça dados e não assine documentos fora do Meu INSS”, orientou Gilberto Waller Júnior.

Se tiver qualquer dúvida, você pode ligar para o telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. A central de atendimento foi reforçada para dar conta do aumento de chamadas.

Como funciona o ressarcimento?

Caso o desconto seja realmente indevido, o sistema do INSS gerará automaticamente uma cobrança para a entidade responsável pelo desconto. Essa entidade terá 15 dias úteis para verificar a situação e tomar providências, como o reembolso ao INSS, que, por sua vez, fará o depósito diretamente na sua conta bancária. O processo será simples, sem a necessidade de enviar documentos extras.

Compartilhar post:

Últimas

Relacionadas
Postagens

Idosa de 85 anos é encontrada após cinco dias desaparecida em Anápolis

O Corpo de Bombeiros de Anápolis encontrou hoje (19),...

Daniel Vilela anuncia duplicação da GO-010

A GO-010, entre Goiânia e Vianópolis, será duplicada. O...

Polícia desarticula quadrilha furtando 40 mil litros de combustível

A Polícia Militar de Goiás, desarticulou uma quadrilha especializada...