A Polícia Civil de Anápolis indiciou, na manhã desta sexta-feira (25), um homem de 45 anos pelos crimes de injúria racial e ameaça contra um idoso de 63 anos. O caso está sob investigação da 5ª Delegacia de Polícia da cidade, que apura as circunstâncias da agressão verbal, motivada por uma cobrança relacionada à venda de um veículo.
De acordo com os investigadores, a vítima teria um crédito a receber do suspeito, mas, ao exigir o pagamento, acabou sendo alvo de ofensas racistas e ameaças. Em áudios obtidos durante a apuração, o suspeito aparece visivelmente alterado e dirige palavras de teor discriminatório contra o idoso, chamando-o de “negro fedido”, “monte de bosta” e “pobre”. (Áudio abaixo)
“Você é um monte de bosta (…) ninguém é obrigado a ficar com um negro fedido, do jeito que você é não. Negro fedido, pobre, fedido e pobre ainda”, diz um trecho do áudio.
Em outro momento, o agressor tenta humilhar a vítima com comparações de bens materiais, insinuando superioridade financeira. “O carro que eu dei pra minha mulher foi R$ 42 mil (…) você não deu conta de dar nem uma máquina de lavar pra mulher, que você trouxe de lá do Pará”, afirmou o suspeito.
Com base nas provas coletadas e nos antecedentes criminais do acusado — que incluem passagens por crimes de trânsito, estelionato, violência doméstica, receptação, ameaça e lesão corporal, a Polícia Civil concluiu pelo indiciamento.
O inquérito já foi finalizado e será encaminhado ao Poder Judiciário, que dará sequência aos trâmites legais. O caso agora aguarda manifestação do Ministério Público e eventuais medidas judiciais contra o acusado.