Eles surgiram como uma brincadeira e aos poucos ocupou um espaço na comunicação sem precedentes na internet. Hoje eles resumem, palavras, frases e até sentimentos. Os emojis de fato revolucionaram nossa forma de se comunicar na web. Hoje 17 de julho é o dia dos emojis.
Milhares são enviados diariamente. Sejam celulares, Facebook, Twitter ou Instagram: os emojis, uma coleção de símbolos como rostos sorridentes, corações partidos, lábios beijando ou bolos de aniversário, se transformaram na linguagem universal.
Como expressar sentimentos na web sem utilizar os populares rostinhos tristes ou chorando de alegria? Pouco mais de dois mil símbolos se transformaram na nova língua universal. Por trás deles, estão pessoas como o americano Mark Davis criador dos emojis.
“Para mim não há diferença: é uma questão de gosto. Os emoticons tem uma longa história. Sua vantagem, por exemplo, é que pessoas, como no Japão, podem combinar esses caracteres para se expressar” disse Mark Davis.
Por trás desse novo idioma está um grupo de voluntários quase desconhecido da opinião pública, o Consórcio Unicode, criado em 1991 por algumas empresas interessadas em padronizar os códigos utilizados pelos diferentes computadores e permitir a comunicação entre eles. No total são mais de 136 mil caracteres, dos quais apenas 2.382 são emojis.