O secretário municipal de Esportes de Anápolis, Divino Antônio, afirmou nesta sexta-feira (28), que o gramado do Estádio Jonas Duarte deverá estar aproximadamente 80% finalizado até o início do Campeonato Goiano de 2026, previsto para começar em 11 de janeiro. De acordo com ele, o cronograma da obra está sendo seguido conforme planejado. O estádio não recebe partidas oficiais desde 31 de agosto.
Em entrevista a equipe “Geração do Esporte”, da rádio Nova FM, Divino Antônio também admitiu que o Jonas Duarte apresenta “problemas estruturais” acumulados ao longo dos últimos oito anos, período em que, segundo o secretário, não houve intervenções adequadas.
Um pouco da história
Inaugurado oficialmente em 11 de abril de 1965, o Estádio Jonas Duarte contava inicialmente apenas com um setor de arquibancadas cobertas. O jogo inaugural colocou o São Paulo Futebol Clube frente a uma seleção de Anápolis, e o primeiro gol da nova praça esportiva foi marcado por Rodarte, atleta da equipe paulista.
Ao longo das décadas, o estádio recebeu grandes públicos. O recorde — 19.640 espectadores — foi registrado em 26 de março de 1978, no confronto entre Anapolina e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro.
Com o passar dos anos, o espaço ganhou arquibancadas descobertas e um anel que uniu os setores opostos, aumentando sua capacidade. Recentemente, uma nova arquibancada foi construída para completar o anel do estádio.
Principal palco do futebol anapolino, o Jonas Duarte é a casa de equipes tradicionais da cidade: Anapolina, Anápolis, além do Grêmio Anápolis que também manada seus jogos no JD.