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Goiás recebe duas novas montadoras chinesas e amplia mercado de veículos elétricos e híbridos

Chegada da GAC e início das operações da Avatr fortalecem presença chinesa no setor automotivo goiano
CAOA montadora de veículos instalada no DAIA em Anápolis (Foto: Reprodução)

O cenário da mobilidade sustentável em Goiás ganha fôlego com a chegada de duas importantes fabricantes chinesas de automóveis. Pouco tempo após o anúncio da parceria entre a Caoa e a montadora Avatr, que deve iniciar operações em Anápolis no próximo mês, o estado já conta com outra gigante asiática em atividade: a Guangzhou Automobile Group (GAC), sexta maior montadora da China.

A GAC inaugurou sua primeira unidade em Goiânia, em parceria com o Grupo Navesa, e trouxe ao mercado goiano cinco modelos, entre híbridos e 100% elétricos. Os preços partem de R$ 169,9 mil. Entre os destaques está o SUV elétrico Aion V, com autonomia de 602 quilômetros, e o híbrido GS4, que atinge consumo urbano de 14,1 km/l, de acordo com dados do Inmetro. Outro modelo que chamou atenção é o Hyptec HT, também elétrico, que entrega 510 quilômetros de alcance e aposta em sofisticação, com portas traseiras no estilo “asa de gaivota”.

Enquanto isso, em Anápolis, a Avatr se prepara para ocupar as instalações da antiga linha de produção da Hyundai, operada pela Caoa. A previsão é de que as atividades comecem em agosto, com o Avatr 11 como primeiro modelo a ser produzido. O SUV de alto padrão chega com design arrojado e versões equipadas com extensor de autonomia que podem alcançar até 1.065 quilômetros com uma única carga.

A movimentação do setor reforça dados recentes da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), que apontam Goiás como o oitavo estado brasileiro com maior volume de emplacamentos de veículos elétricos. Desde 2022, o estado representa cerca de 4% do total nacional de vendas nesse segmento. No recorte regional, o Centro-Oeste concentra 14,8% do mercado nacional, com mais de 29 mil unidades comercializadas no período.

Com as novas operações e parcerias firmadas, a expectativa é que os consumidores goianos encontrem uma oferta mais diversificada de veículos eletrificados, com diferentes faixas de preço e maior estrutura de pós-venda. O movimento também posiciona Goiás como um dos protagonistas na transição energética do setor automotivo no país.

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