Segundo a meteorologia, a onda de calor que atinge todas as regiões do Brasil terá seu pico de altas temperaturas nesta quarta (23) e quinta-feira (24).
Segundo o Climatempo o calor é motivado por uma massa de ar quente e seco que vai se expandir por todo o Brasil, a sensação de calor intenso em pleno inverno se deve à combinação do fenômeno El Niño, que aquece as águas do Pacífico Equatorial, com as mudanças climáticas globais.
A onda de calor intenso deve atingir 19 estados brasileiros e o DF, com possibilidade de chegar a 40°C em lugares como Cuiabá (MT), Teresina (PI), Manaus (AM), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Campo Grande (MS).
Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal, serão os mais afetados pela onda de calor. Rio Grande do Sul e Santa Catarina ficam fora da lista, mas correm risco de temporais.