Goiás conquista 2º lugar nacional em alfabetização infantil

Programa AlfaMais presente nos 246 municípios do estado contribuiu para o avanço

A educação pública de Goiás atingiu um marco histórico ao conquistar o 2º lugar no ranking nacional de alfabetização infantil, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do programa Brasil Alfabetizado. O resultado do Índice Criança Alfabetizada de 2024 demonstra que o estado superou a meta do governo federal, que era de 69% de crianças alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Goiás alcançou 72,7% e se consolidou como uma referência nacional na área.

O governador Ronaldo Caiado reforçou seu compromisso com a educação fundamental, afirmando: “Continuarei a fazer o meu máximo para apoiar a educação das nossas crianças. Não há cidadania plena sem alfabetização, e é responsabilidade do Estado fornecer as ferramentas necessárias para que esses jovens possam desenvolver todo o seu potencial.”

A secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, destacou a importância dos investimentos feitos pelo governo: “Vemos o quanto as ações do Governo de Goiás têm sido relevantes e acertadas. Podemos celebrar que a maioria das nossas crianças está sendo alfabetizada de forma plena, o que garante seu sucesso nas próximas etapas da Educação Básica.”

Esse avanço é resultado de um trabalho conjunto entre o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), e os 246 municípios do estado, especialmente através do programa AlfaMais, criado em 2021. Essa iniciativa, apoiada técnica e financeiramente, estruturou a política estadual de alfabetização, com foco na aprendizagem na idade certa, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entre 2022 e 2024, Goiás investiu R$ 158 milhões no programa, desenvolvido em parceria com a Associação Bem Comum.

Salto

O AlfaMais Goiás oferece diversas ações eficientes, como a formação continuada de professores da Educação Infantil (4 e 5 anos) e dos primeiros anos do Ensino Fundamental, além da distribuição de materiais didáticos, kits escolares e literários, avaliações externas como o Saego-Alfa, e iniciativas de incentivo, como o Prêmio Leia e o ICMS Educacional.

Desde 2016, Goiás vem evoluindo significativamente. Naquele ano, apenas 13,2% dos estudantes estavam no nível ideal de aprendizado. Em 2023, o estado já havia conquistado o 4º lugar no ranking nacional. Agora, com os resultados de 2024, Goiás atingiu o nível 4 na escala do Inep e subiu para o 2º lugar no Brasil, consolidando uma trajetória de crescimento baseada em planejamento, compromisso com a aprendizagem e valorização dos profissionais da educação.

Compartilhar post:

Últimas

Relacionadas
Postagens

Juri popular de homem que matou empresária em Anápolis, é adiado

A Justiça adiou o julgamento de Edney Pereira dos...

Vice-prefeito de Anápolis Walter Vosgrau, se filia ao PSD

O vice-prefeito de Anápolis, Walter Vosgrau, vai se filiar...

Anápolis lembra tragédia de romeiros com missa na Praça dos Romeiros

Nesta segunda-feira (8), a Diocese de Anápolis realiza, às...

Uso do celular no banheiro pode aumentar em 46% o risco de hemorroidas, aponta estudo

Ler notícias, rolar pelas redes sociais ou jogar no...