Depois de cinco anos e onze meses, Anápolis e Anapolina se reencontram em uma partida oficial, reacendendo a maior rivalidade do futebol do interior goiano. O clássico anapolino retorna após um intervalo de 2.171 dias desde o último confronto entre as equipes.
O duelo é marcado por tradição e capítulos importantes da história do futebol local. O Anápolis, campeão goiano em 1965, teve em sua trajetória nomes de destaque, como o centroavante Nelson Parrilla, um dos principais artilheiros do clube. Já a Anapolina viveu um de seus momentos mais emblemáticos na década de 1980, quando foi vice-campeã da Taça de Prata, sob o comando de uma equipe forte liderada por Sávio Guerreiro.
Ao longo da história, Galo e Rubra já se enfrentaram em 92 partidas. A Anapolina leva ligeira vantagem no retrospecto, com 34 vitórias, contra 32 do Anápolis, além de 26 empates.
O último encontro entre os rivais ocorreu em 1º de março de 2020, no Estádio Jonas Duarte, e terminou empatado sem gols. A maior goleada do clássico foi registrada em 17 de março de 2001, quando a Anapolina venceu por 4 a 1.