Para os anapolinos que se interessam por cinema e trabalham na produção audiovisual no Estado, duas oportunidades de Festivais de Cinema se aproximam. Enquanto o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental já está com inscrições abertas, o prazo para inscrever sua produção no Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste tem início no próximo mês. As inscrições são gratuitas e online.
A primeira oportunidade é o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – o Fica 2024. Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e pelo Governo de Goiás, o evento faz parte da programação goiana desde 2000, homenageando artistas e levantando tópicos ambientais de grande importância.
Este ano, em sua 25ª edição, o Festival toma como tema “Tecnologia, Inovação e Mudanças Climáticas”. Com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE), acontece entre os dias 11 e 16 de junho na Cidade de Goiás (a 94 km de Anápolis).
As inscrições já estão abertas e o prazo vai até o dia 08 de março. Devem ser realizadas online, pelo site oficial do Fica, e são aceitos curtas-metragens (de até 30 minutos), médias-metragens (entre 30 e 70 minutos) e longas-metragens (com mais de 70 minutos), a depender da categoria.
Na 24ª edição, que aconteceu em 2023, o Fica exibiu 55 filmes em 20 horas de sessão, além de reunir 50 apresentações culturais e exposições com oito artistas da Cidade de Goiás.
Já a segunda oportunidade é oferecida pelo Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste, promovido pelo Instituto de Cultura e Meio Ambiente – Icumam. Apelidado de Icumam Lab, o projeto existe desde 2013, promovendo palestras e premiando filmes da Região Centro-Oeste brasileira.
Em sua 8ª edição, o Laboratório volta ao formato presencial e acontece na Pousada Monjolo, em Nerópolis (a 33 km de Anápolis). Com correalização do Programa Goyazes, a programação dura 8 dias, entre 5 e 12 de maio.
O prazo de inscrições tem início no dia 05 de março, em formato online, no site do Instituto Icumam. São aceitas longas-metragens, séries de TV de ficção e documentários, representados por diretor(a) e/ou produtor(a) dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Em sua sétima edição, realizada em 2021, o Icumam Lab registrou 41 projetos inscritos, dos quais 6 se tornaram projetos participantes. Foram 17 diretores, produtores e roteiristas, com o total de 34 profissionais envolvidos. Desde a sua criação, o Laboratório já promoveu 60 projetos participantes.