Buscar

Cuidamos da sua privacidade

Utilizamos cookies para ver quais páginas você já viu em nosso jornal e para personalizar as propagandas para você. Ao continuar utilizando nosso site, você aceita esse uso. Por favor, leia nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Festivais de produção audiovisual abrem inscrições gratuitas para cineastas goianos

Fica 2024 e 7ª edição do Icumam Lab veja como fazer a inscrição
Inscrições já estão abertas para o FICA e o prazo se encerra na próxima terça-feira (20). (Foto: Reprodução)

Para os anapolinos que se interessam por cinema e trabalham na produção audiovisual no Estado, duas oportunidades de Festivais de Cinema se aproximam. Enquanto o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental já está com inscrições abertas, o prazo para inscrever sua produção no Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste tem início no próximo mês. As inscrições são gratuitas e online.

A primeira oportunidade é o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – o Fica 2024. Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e pelo Governo de Goiás, o evento faz parte da programação goiana desde 2000, homenageando artistas e levantando tópicos ambientais de grande importância.

Este ano, em sua 25ª edição, o Festival toma como tema “Tecnologia, Inovação e Mudanças Climáticas”. Com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE), acontece entre os dias 11 e 16 de junho na Cidade de Goiás (a 94 km de Anápolis).

As inscrições já estão abertas e o prazo vai até o dia 08 de março. Devem ser realizadas online, pelo site oficial do Fica, e são aceitos curtas-metragens (de até 30 minutos), médias-metragens (entre 30 e 70 minutos) e longas-metragens (com mais de 70 minutos), a depender da categoria.

Na 24ª edição, que aconteceu em 2023, o Fica exibiu 55 filmes em 20 horas de sessão, além de reunir 50 apresentações culturais e exposições com oito artistas da Cidade de Goiás.

Já a segunda oportunidade é oferecida pelo Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste, promovido pelo Instituto de Cultura e Meio Ambiente – Icumam. Apelidado de Icumam Lab, o projeto existe desde 2013, promovendo palestras e premiando filmes da Região Centro-Oeste brasileira.

Em sua 8ª edição, o Laboratório volta ao formato presencial e acontece na Pousada Monjolo, em Nerópolis (a 33 km de Anápolis). Com correalização do Programa Goyazes, a programação dura 8 dias, entre 5 e 12 de maio.

O prazo de inscrições tem início no dia 05 de março, em formato online, no site do Instituto Icumam. São aceitas longas-metragens, séries de TV de ficção e documentários, representados por diretor(a) e/ou produtor(a) dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Em sua sétima edição, realizada em 2021, o Icumam Lab registrou 41 projetos inscritos, dos quais 6 se tornaram projetos participantes. Foram 17 diretores, produtores e roteiristas, com o total de 34 profissionais envolvidos. Desde a sua criação, o Laboratório já promoveu 60 projetos participantes.

Artigo anterior
Fica 2024 realiza chamada pública para formar comissão avaliadora de filmes
Próximo artigo
Inscrições abertas para artistas goianos se apresentarem em Festival Internacional de Cinema que acontece em Goiás

Relacionado à este artigo: