Falta de quórum frustra grupo dos Legendários e adia votação em Anápolis

Sessão foi encerrada por falta de quórum e grupo de participantes deixou o plenário sem ver a proposta ser votada

Um grupo de homens uniformizados da empresa de excursão imersiva Legendários marcou presença no plenário da Câmara Municipal de Anápolis nesta terça-feira (19). Eles acompanharam a segunda votação do projeto do vereador Wederson Lopes (União Brasil), que pretende instituir o Dia Municipal dos Legendários e criar homenagens exclusivas para quem já participou do curso de motivação espiritual promovido pela organização.

Apesar da expectativa, a proposta não avançou. A sessão foi encerrada antes da ordem do dia por falta de quórum, o que frustrou os cerca de 11 integrantes do movimento que permaneceram até o final. Pelo menos dois vereadores teriam deixado o plenário de forma deliberada para evitar a apreciação do projeto.

Wederson Lopes, visivelmente constrangido, agradeceu a presença do grupo e pediu que retornassem nesta quarta-feira (20), quando quatro vereadoras ausentes devem estar de volta ao plenário. “Infelizmente, por falta de quórum, não foi possível votar hoje. Mas amanhã teremos condições de concluir”, disse o autor do projeto, garantindo que iria pessoalmente cumprimentar cada visitante.

O Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 191/2025 já havia passado pela primeira votação na segunda-feira (18), recebendo 14 votos favoráveis, dois contrários, três abstenções e três ausências. Na etapa final, a mesma divisão se repetiu: Rimet Jules (PT) e Domingos de Paula (PDT) se posicionaram contra, enquanto o Cabo Fred Caixeta (PRTB), Alex Martins (PP) e Andreia Rezende (Avante) não registraram voto. Os vereadores Marcos Carvalho (PT), Luzimar Silva (PP) e Fred Godoy (Agir) não compareceram.

Caso aprovado, o texto permitirá que cada vereador indique um homem, já que mulheres não podem participar do movimento, para receber a homenagem anual. O pré-requisito é que o escolhido tenha realizado a imersão dos Legendários, que custa a partir de R$ 1,6 mil, podendo ultrapassar R$ 80 mil, conforme a localidade do retiro.

Wederson Lopes, autor da proposta, é ligado à igreja Church, que ganhou repercussão negativa em 2023 após promover palestras em escolas públicas de Anápolis com uma “ex-trans” defendendo a chamada “cura gay”. O episódio gerou forte repercussão, levou ao afastamento de uma diretora escolar e abriu frentes de investigação pelo Ministério Público de Goiás e pela Polícia Civil.

Agora, o parlamentar aposta que, com a presença completa dos colegas, conseguirá aprovar a homenagem aos Legendários já nesta quarta-feira (20).

Compartilhar post:

Últimas

Relacionadas
Postagens

Idosa de 85 anos é encontrada após cinco dias desaparecida em Anápolis

O Corpo de Bombeiros de Anápolis encontrou hoje (19),...

Daniel Vilela anuncia duplicação da GO-010

A GO-010, entre Goiânia e Vianópolis, será duplicada. O...

Polícia desarticula quadrilha furtando 40 mil litros de combustível

A Polícia Militar de Goiás, desarticulou uma quadrilha especializada...