Buscar

Cuidamos da sua privacidade

Utilizamos cookies para ver quais páginas você já viu em nosso jornal e para personalizar as propagandas para você. Ao continuar utilizando nosso site, você aceita esse uso. Por favor, leia nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Estação Ferroviária de Anápolis celebra 90 anos com exposição aberta ao público

Programação contará com painéis, fotografias e visitação de escolas, destacando a importância da ferrovia para o desenvolvimento do município.
Estação Ferroviária de Anápolis (Foto: Reprodução)

A Estação Ferroviária “Prefeito José Fernandes Valente”, um dos principais marcos históricos de Anápolis, completa 90 anos de inauguração em 2025. Para marcar a data, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promove no dia 23 de setembro uma exposição especial, das 8h às 17h, no prédio da antiga estação, localizado na Rua Tonico de Pina, nº 05, Centro.

Com o tema “Trilhos do Destino: a chegada da Ferrovia e sua importância na História de Anápolis”, a mostra reúne painéis informativos, registros fotográficos históricos e imagens emolduradas que retratam o impacto da ferrovia no desenvolvimento urbano, econômico e cultural da cidade. A curadoria é assinada por José Fábio da Silva.

Aberta ao público em geral, a exposição terá foco especial na visitação de estudantes da rede pública e privada. Escolas interessadas podem realizar agendamento prévio pelos telefones (62) 3902-2638 ou (62) 99358-2323.

Um marco para Anápolis

Imagem antiga da estação Ferroviária de Anápolis
estação Ferroviária de Anápolis, fundada em 1935 (Foto: Histórica/Museu Anápolis)

Inaugurada em 7 de setembro de 1935, a Estação Ferroviária foi projetada pelo engenheiro Wenefredo Barcelar Portela e construída durante a gestão do intendente João Luiz de Oliveira. Sua implantação integrou Anápolis à malha ferroviária nacional, transformando a cidade em um entreposto estratégico para o escoamento de arroz, café, feijão e outros produtos agrícolas, além de ter desempenhado papel essencial no abastecimento de materiais para a construção de Goiânia e, mais tarde, Brasília.

Com a retirada dos trilhos em 1976, o transporte ferroviário foi substituído pelo rodoviário. O prédio chegou a abrigar o Tiro de Guerra entre 1978 e 1985 e, em 1991, foi tombado como patrimônio histórico municipal.

Agora, em 2025, ao completar nove décadas, a Estação Ferroviária se reafirma como símbolo da memória e da identidade urbana de Anápolis, permanecendo viva na história e no imaginário da população.

Artigo anterior
Confira as diferenças de preços de carnes e ovos em supermercados de Anápolis
Próximo artigo
Tragédia em Anápolis mobiliza população por justiça após morte de João Victor

Relacionado à este artigo: