Buscar

Cuidamos da sua privacidade

Utilizamos cookies para ver quais páginas você já viu em nosso jornal e para personalizar as propagandas para você. Ao continuar utilizando nosso site, você aceita esse uso. Por favor, leia nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Escola de Teatro encerra semestre com apresentação de aulas e exercícios cênicos

Programação envolve seis apresentações, desde exercícios cênicos e aulas abertas, até um ensaio geral baseado na literatura brasileira
Compõem a programação as turmas infantis, juvenis e do curso básico de teatro da Escola de Teatro de Anápolis, que fica no Bairro Jundiaí. (Foto: Reprodução.)

A Escola de Teatro de Anápolis (ETA) começa, nesta segunda-feira (17), uma sequência de apresentações de exercícios cênicos, aulas abertas e ensaios gerais. A programação, que dura até o próximo domingo (23), ilustra o encerramento do primeiro semestre letivo de 2024 nas turmas infantis, juvenis e do Curso Básico de Teatro oferecidas pelo ETA.

Todas as apresentações são gratuitas e acontecem no Teatro Municipal. Confira o que esperar em cada dia:

A primeira aula aberta – uma aula realizada pelos alunos, dirigida pela professora e que pode ser assistida pelo público – acontece na segunda-feira, 17 de junho, às 17h. A turma de Curso Básico de Teatro, da professora Ludmila Machado, apresenta “(Auto) Biografia Ficção”. Na oportunidade, o jogo teatral e a improvisação são ativadores da ação, presença e imaginação. Os processos de criação apresentados têm cunho autobiográfico e experimentam os limites do real e do ficcional na criação cênica.

Já na terça-feira (18), às 15h, as turmas infantis abrem ao público “Terra, Fogo, Água, Ar, escuta e olhar”. Ludmila Machado orienta a aula aberta que traz exercícios lúdicos e criativos, partindo de uma experiência sensorial proposta a partir do olhar e da escuta do corpo por várias fontes. A natureza, os elementos, as cores, os animais, os sons e as palavras reverberam em uma dimensão dramática de criação de cenas através da identificação com a natureza.

Na quarta-feira (19), é a vez das turmas infantil e juvenil, do professor Ale Carneiro. Os alunos sobem ao palco às 20h para os exercícios cênicos “O Ovo que não queria ser ovo e a reunião dos animais” e “Impossibilidade”. Ambos são inspirados nas obras de Clarice Lispector. O primeiro propõe, de forma lúdica e coletiva, uma reflexão do simples e do essencial. Já o segundo mostra o desenrolar da amizade entre Chaya e Joaquim em uma relação que foi possível e impossível em suas diversas maneiras.

As turmas de Teatro Juvenil e Curso Básico de Teatro se apresentam juntas na quinta-feira (20), às 20h. A professora Xandra El Afiouni dirige o exercício cênico “Em busca do IT”. O acontecimento cênico performático é inspirado nos livros de Clarice Lispector “Água Viva” e “A descoberta do mundo”.

Já os alunos de Curso Básico de Teatro da professora Tallita Barbosa sobem ao palco na sexta-feira (21). Às 20h, apresentam o exercício cênico “Fragmentos do Eu”, que explora sentimentos intensos. Em várias cenas, diferentes personagens mostram suas lutas emocionais e conflitos pessoais, trazendo à tona a complexidade do ser e de ser.

O encerramento fica por conta das turmas de Teatro Juvenil e Curso Básico de Teatro dirigidas pela professora Ana Queiroz. O ensaio geral de “Clarice Lispector na caixa preta” acontece no domingo (23), a partir das 18h. A atividade é desenvolvida a partir da dramaturgia criada pela professora, dividida em três movimentos que apresentam a história da vida e algumas obras de Lispector em uma mistura poética.

Artigo anterior
Aventureiros de Anápolis se unem para levar solidariedade às vítimas do Rio Grande do Sul
Próximo artigo
Vai até domingo exposição que celebra 95 Anos da Imigração Japonesa em Anápolis

Relacionado à este artigo: