Buscar

Cuidamos da sua privacidade

Utilizamos cookies para ver quais páginas você já viu em nosso jornal e para personalizar as propagandas para você. Ao continuar utilizando nosso site, você aceita esse uso. Por favor, leia nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Detran lança Movimento Maio Amarelo

Ações do Maio Amarelo incluem ainda palestra voltada para motociclistas que são entregadores
Campanha impactante mostra que mais de 139 mil pessoas em Goiás adquiriram sequelas decorrentes de acidentes (Foto: Reprodução)

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) lançou, nesta segunda-feira (06/05), a campanha 2024 do Maio Amarelo, movimento mundial de atenção pela vida no trânsito. Neste ano, o tema central é “A paz no trânsito começa por você”.

Durante todo o mês de maio, órgãos públicos, iniciativa privada e sociedade civil somarão esforços para debater a necessidade de redução dos índices de acidentes em todo o mundo. Em Goiás, serão realizadas blitzes, palestras e ações educativas em diversos municípios.

“O álcool, o excesso de velocidade, a falta do uso de cinto de segurança são os nossos maiores inimigos no trânsito. Precisamos repensar nossas ações e promover a paz no trânsito”, defende o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir.

MAIO AMARELO

A programação do Detran-GO começa um circuito de ações educativas em dez parques espalhados por todas as regiões de Goiânia. Durante os finais de semana, ciclistas e pedestres serão abordados nos parques para lições divertidas e interativas sobre segurança no trânsito. As atividades, para todas as idades, incluem palestras, oficinas, brincadeiras e distribuição de material informativo.

As ações do Maio Amarelo incluem ainda palestra voltada para motociclistas que são entregadores, no dia 29 de maio, para o debate sobre os desafios da categoria e as soluções para a segurança no trânsito.

Em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), será realizado o seminário “Diálogos pela Vida no Trânsito”, no dia 23 de maio, com a participação da Comissão de Direito de Trânsito da OAB. Será um espaço para discutir os aspectos jurídicos da segurança no trânsito e propor ações para a melhoria da legislação.

As ações do Detran-GO vão alcançar ainda diversos municípios do Entorno do Distrito Federal. Serão levadas atividades de conscientização para as cidades com o intuito de promover um trânsito mais seguro. Empresas de transportes do Entorno também receberão as equipes da autarquia para palestras educativas com o apoio do Sest-Senat.

CAMPANHA

Dentro do Maio Amarelo, o Detran-GO lançou uma campanha de conscientização intitulada “Não transforme o trânsito numa guerra”, alinhando-se ao tema nacional do Movimento Maio Amarelo 2024: “Paz no trânsito começa por você”.

A iniciativa visa destacar a gravidade e as consequências dos acidentes de trânsito por meio de dados alarmantes: mais de 139 mil pessoas em Goiás adquiriram sequelas decorrentes de acidentes nos últimos três anos.

A campanha utiliza imagens de forte impacto visual para ilustrar como comportamentos imprudentes dos motoristas contribuem para um ambiente hostil no trânsito. Por exemplo, usar o celular ao volante é comparado ao efeito de uma granada, que pode explodir a qualquer momento, causando fatalidades. Da mesma forma, dirigir sob efeito de álcool transforma o veículo em um tanque de guerra, aumentando o risco de acidentes graves e impactando vidas inocentes.

Além disso, a iniciativa inclui depoimentos emocionantes de vítimas que sofreram amputações, compartilhando os desafios de suas novas rotinas pós-acidente. A campanha é complementada por uma série de materiais educativos, disponíveis para pessoas de todas as idades, e ações específicas nas escolas, reforçando a mensagem de responsabilidade e cuidado no trânsito.

Artigo anterior
É grave estado de saúde de motociclista que que bateu em outra moto na Avenida Mato Grosso, em Anápolis
Próximo artigo
Mais de 210 mil estudantes goianos vão receber chips de Internet

Relacionado à este artigo: