Devido a grande quantidade de casos confirmados, o Governo de Goiás publicou na última sexta-feira (2), situação de emergência. Os dados da Secretaria de Saúde indicam que, este ano, foram registrados 22.275 casos de dengue e duas mortes no estado – um aumento de 58% na comparação com o mesmo período de 2023.
A explosão de casos de dengue atinge outras regiões do país, os estados do Acre, Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal também decretaram situação de emergência em saúde pública.
Minas Gerais registrou 64.724 casos prováveis e 23.389 casos confirmados da doença, além de um óbito confirmado e 35 em investigação.
Já o Distrito Federal apresentou boletim epidemiológico mais recente aponta 29.492 casos prováveis de dengue nas primeiras quatro semanas do ano, além de seis mortes pela doença.
No Acre até meados de janeiro, o estado havia contabilizado 2.532 notificações de casos de dengue. A capital, Rio Branco, lidera o quantitativo de casos. A cidade do Rio de Janeiro também declarou emergência em saúde pública em razão da dengue, são 20.064 casos prováveis da doença contabilizados até 1º de fevereiro.