O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, foi homenageado nesta terça-feira (14) com a Comenda do Mérito 2025, entregue pela Organização das Cooperativas Brasileiras em Goiás (OCB/GO), durante cerimônia em Goiânia. O evento contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, do prefeito Sandro Mabel, além de secretários e lideranças do setor.
Ao receber a homenagem, Daniel reafirmou o compromisso do Governo de Goiás com o fortalecimento do cooperativismo. “Junto com a comenda, estou recebendo um cheque especial, um compromisso de futuro com o cooperativismo goiano”, afirmou. Ele destacou que o Estado desenvolve programas como o IncubaCoop e o Coopera Goiás, voltados ao fomento das cooperativas.
A comenda reconhece lideranças que contribuem para o desenvolvimento do cooperativismo em Goiás e no Brasil. Homenageado em 2023, o governador Ronaldo Caiado ressaltou que o Estado possui uma lei que prioriza cooperativas em contratações públicas, o que favorece a geração de renda e qualidade dos serviços.
Segundo o presidente da OCB/GO, Luís Alberto Pereira, o setor movimenta R$ 70 bilhões em ativos, representando 21% do PIB goiano. Em 2024, o número de cooperativas registradas cresceu 6%, alcançando 278 organizações, impactando diretamente a vida de 2,5 milhões de goianos.
O presidente nacional da OCB, Márcio Lopes de Freitas, também participou da cerimônia e enfatizou a importância da confiança como principal ativo das cooperativas.
Entre os homenageados com a Comenda do Mérito 2025 está o economista Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central e atual vice-presidente do Conselho de Administração do Nubank. Lajose Alves Godinho, pioneiro do cooperativismo em Goiás e figura central na criação do sistema Sicoob e do Bancoob.