O Governo de Goiás está ampliando a segurança hídrica no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) por meio da duplicação do sistema de abastecimento de água. A iniciativa visa garantir o fornecimento contínuo para as empresas já instaladas e criar condições para a atração de novos empreendimentos, fortalecendo o polo industrial que passa por um processo de expansão.
Nesta segunda-feira (22), o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), Francisco Jr., vistoriou o andamento das obras no local.
Com investimento de R$ 21,5 milhões, estão sendo construídos dois novos reservatórios metálicos — um com capacidade para 10 mil metros cúbicos e outro para 2 mil metros cúbicos — que vão dobrar a capacidade total de reserva do distrito, passando de 10 milhões para 20 milhões de litros de água. Além disso, está sendo realizado o desassoreamento da lagoa de captação do Daia, ampliando a oferta de água bruta e assegurando o funcionamento do sistema mesmo durante períodos de estiagem.

De acordo com Francisco Jr., a duplicação da capacidade de armazenamento é fundamental para o desenvolvimento do Daia. “Vamos praticamente dobrar a capacidade de armazenamento com mais 10 milhões de litros, o que garante o abastecimento mesmo em momentos críticos, beneficiando tanto as empresas atuais quanto as futuras que virão com a expansão do distrito”, destacou.
Geradores asseguram fornecimento em casos emergenciais
Para prevenir interrupções no abastecimento provocadas por quedas de energia, a Codego também adquiriu dois geradores do tipo usina, com potência de até 1.600 kVA. Os equipamentos, que já estão em operação, representaram um investimento de R$ 2,7 milhões e garantem o fornecimento de água mesmo em situações emergenciais.
“Esses geradores garantem que não haja mais falta de energia que comprometa o fornecimento de água para as nossas empresas”, reforçou o presidente da Codego.