Buscar

Cuidamos da sua privacidade

Utilizamos cookies para ver quais páginas você já viu em nosso jornal e para personalizar as propagandas para você. Ao continuar utilizando nosso site, você aceita esse uso. Por favor, leia nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Cursos gratuitos de robótica abrem inscrições em laboratório de Anápolis

O programa Start busca introduzir crianças e jovens, com idades entre 8 e 20 anos, ao mundo da robótica e outras tecnologias avançadas
Curso busca incentivar alunos a procurarem soluções inovadoras e tecnológicas para problemas da comunidade. (Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília.)

O programa de laboratórios Start (Seguir Transformando Através da Robótica e Outras Tecnologias) está com inscrições abertas. O projeto, que busca introduzir crianças e jovens ao mundo da robótica e outras tecnologias avançadas, tem como público alvo goianos de 8 a 20 anos, alunos de escolas públicas ou bolsistas em escolas privadas.

As inscrições são online e seguem até a próxima segunda-feira (07). No total, são 1.750 vagas distribuídas em Anápolis e outros 20 municípios em Goiás. O curso conta com aulas duas vezes por semana, mais um dia de tira-dúvidas. Nos demais dias, os laboratórios estarão abertos à comunidade.

O curso, dividido em três módulos, deve apresentar aos alunos os fundamentos da robótica e de novas tecnologias (como a impressão 3D e os drones), e desenvolver projetos mais avançados por meio delas, além de desenvolver soluções práticas e inovadoras que atendam às demandas específicas da comunidade local.

“Nossa intenção é proporcionar a essas crianças e jovens, muitas vezes de baixa renda, uma introdução ao mundo da tecnologia, mostrando que esse é um caminho possível”, diz o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.

Outra preocupação dos organizadores é incentivar a participação feminina, reservando 50% das vagas para meninas. A gerente de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secti, Daniele Silva explica: “queremos garantir que esses espaços sejam ocupados por elas e, principalmente, criar um sentimento de pertencimento, de modo a contribuir para uma maior equidade de oportunidades entre homens e mulheres no setor tecnológico”.

O Start é um programa de iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), executado pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec).

Artigo anterior
IFG abre mais de 100 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio em Anápolis
Próximo artigo
Mais de 10 locais de votação mudaram em Anápolis; confira a lista

Relacionado à este artigo: