Durante ação policial na tarde deste sábado (22), o criminoso José Almeida Santana, conhecido como “Pedro Bó”, morreu em um confronto com a Polícia Militar em Anápolis. Ele era apontado como integrante da alta cúpula do Primeiro Comando da Capital (PCC) e condenado pelo histórico assalto ao Banco Central, ocorrido em 2005, em Fortaleza.
A troca de tiros aconteceu na região do bairro Nossa Senhora de D’Abadia, próximo ao Colégio Estadual da Polícia Militar (CEPMG) Gabriel Issa. De acordo com a PM, os militares tentaram abordar o suspeito, que reagiu e efetuou disparos contra as equipes. Os policiais revidaram, e o homem acabou baleado.
A operação contou com apoio de equipes da Companhia de Policiamento Especializado (CPE), do Tático do 4º BPM e do Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer), que utilizou um helicóptero durante a ação.
Além de sua ligação com o PCC, Pedro Bó era investigado por participação em um esquema de tráfico internacional de drogas. Ele também cumpria condenação pelo furto ao Banco Central de Fortaleza, que em 2005 chamou atenção nacional ao utilizar um túnel de aproximadamente 80 metros para desviar mais de R$ 160 milhões.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas José Almeida não resistiu aos ferimentos.