A Companhia de Policiamento Especializado (CPE) de Anápolis localizou, nesta quarta-feira (10), uma caminhonete Ford Ranger que havia sido alvo de estelionato no Estado de São Paulo. A ação foi possível após o compartilhamento de informações entre a equipe local e o Serviço de Inteligência da CPE/20, que identificou indícios da presença do veículo na cidade goiana.
Durante as diligências, os policiais encontraram o automóvel e abordaram um homem que estava de posse do veículo. Ele foi preso em flagrante pelo crime de receptação.
O veículo foi recuperado e será encaminhado para o as autoridades paulistas onde será devolvido ao dono. O indivíduo foi preso em flagrante por receptação e fica a disposição do poder judiciário.
É crime
O estelionato é um crime previsto no artigo 171 do Código Penal Brasileiro e se caracteriza pelo ato de obter vantagem ilícita em prejuízo de outra pessoa, utilizando-se de meios fraudulentos. Diferente do furto ou do roubo, o estelionato envolve engano, manipulação ou falsificação, fazendo com que a vítima entregue bens, valores ou informações acreditando estar diante de uma situação legítima.
Nos últimos anos, esse tipo de crime tem crescido de forma expressiva em todo o país, principalmente impulsionado pelo avanço da tecnologia e pela popularização de aplicativos de mensagens e redes sociais. Golpes envolvendo vendas falsas, clonagem de contas, falsos intermediários e fraude na compra e venda de veículos estão entre os mais comuns.