Contribuintes de Anápolis com dívidas antigas de IPTU podem ter valores prescritos

Débitos anteriores a 2020 já não podem ser cobrados judicialmente; contribuintes ainda podem aproveitar o Refis 2025 para regularizar tributos mais recentes

Moradores de Anápolis que possuem dívidas de IPTU referentes ao ano de 2020 ou anteriores podem ter os débitos reconhecidos como prescritos e, consequentemente, deixar de pagar esses valores à administração municipal. Isso ocorre porque, pela legislação, a cobrança de tributos precisa ser ajuizada dentro de um prazo específico, e parte das pendências já não pode mais ser exigida judicialmente.

Segundo a Secretaria da Receita, a Prefeitura não conseguiu acionar todos os processos de cobrança dentro do tempo hábil, o que abre espaço para que contribuintes solicitem a prescrição de débitos antigos. O procedimento não depende de programas de renegociação, como o Refis, e pode ser requerido a qualquer momento por meio de pedido formal.

Já quem tem pendências tributárias posteriores a 2020 pode aproveitar o programa Fique em Dia (Refis 2025), em vigor até 16 de setembro. A iniciativa oferece descontos de até 100% em juros e multas, além da possibilidade de parcelamento em até 60 vezes. O benefício contempla pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEIs) e empresas.

O atendimento é realizado no Rápido do Anashopping e também pelos canais virtuais da Prefeitura. No entanto, há regras específicas: dívidas inferiores a R$ 305,00 para pessoas físicas ou MEIs, e a R$ 915,00 para empresas, só podem ser quitadas à vista. Para quem optar pelo parcelamento, o pagamento da primeira parcela é obrigatório para confirmação da adesão.

Compartilhar post:

Últimas

Relacionadas
Postagens

Vice-prefeito de Anápolis Walter Vosgrau, se filia ao PSD

O vice-prefeito de Anápolis, Walter Vosgrau, vai se filiar...

Anápolis lembra tragédia de romeiros com missa na Praça dos Romeiros

Nesta segunda-feira (8), a Diocese de Anápolis realiza, às...

Uso do celular no banheiro pode aumentar em 46% o risco de hemorroidas, aponta estudo

Ler notícias, rolar pelas redes sociais ou jogar no...

Mulher denuncia namorado após ser brutalmente agredida em Anápolis

Uma mulher de 34 anos compareceu à Central de...