Buscar

Cuidamos da sua privacidade

Utilizamos cookies para ver quais páginas você já viu em nosso jornal e para personalizar as propagandas para você. Ao continuar utilizando nosso site, você aceita esse uso. Por favor, leia nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Conta de luz deve ficar mais barata nos próximos meses

MP que prevê redução de 3,5% a 5% na conta
Desconto na conta de energia elétrica de famílias de baixa renda (Foto: Reprodução)

O Governo federal anunciou nesta terça-feira (9), uma medida que deve reduzir o valor cobrado nas contas de energia no país. A medida provisória (MP) vai permitir investimento em geração de energia sustentável e redução de reajustes anuais nas contas de luz até 2026.

A proposta prevê R$ 165 bilhões em geração hidroelétrica, eólica, solar e de biomassa. Segundo o governo, a proposta pode gerar até 400 mil empregos com os investimentos privados. Para que isso seja viabilizado, a MP, segundo o governo, permite adequação de prazos de projetos de geração de energia limpa e renovável ao cronograma de implantação das linhas de transmissão leiloadas pelo governo para escoamento para o centro de carga.

Os empreendimentos de energia renováveis poderão acrescentar até 34 gigawatts (GW) de potência ao Sistema Interligado Nacional (SIN), segundo projeções do Ministério de Minas e Energia (MME)

A proposta também antecipa recebimento de recursos a serem pagos no processo de privatização da Eletrobras. Esses recursos pagariam os custos adicionais de energia pelo efeito da pandemia e da crise hídrica de 2021. A medida pode reduzir entre 3,5% a 5% os reajustes anuais nas contas de luz, de acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Artigo anterior
Prazo de vencimento do IPVA começa nesta segunda-feira; confira o dia de cada placa
Próximo artigo
Prefeito Vilmar Mariano e deputada Sylvie trabalham por emendas de mais de R$5 milhões para Aparecida de Goiânia

Relacionado à este artigo: