Comitiva japonesa vem a Goiás em busca de parceria nas terras raras

Estado concentra algumas das maiores jazidas brasileiras de minerais estratégicos usados em energias limpas e tecnologia de ponta

Uma delegação japonesa desembarcará em Goiás no próximo dia 27 de agosto para uma visita estratégica de três dias. O foco são as terras raras, grupo de minerais essenciais para tecnologias emergentes e para a transição energética global.

O Brasil detém a segunda maior reserva desses elementos no mundo, atrás apenas da China, responsável por cerca de 70% da produção global. Em território nacional, Goiás é destaque, com jazidas promissoras em Cavalcante, Iporá, Monte Alegre e Nova Roma, além de Minaçu, que abriga a única mineradora de terras raras fora da Ásia, produtora de disprósio (Dy), térbio (Tb), neodímio (Nd) e praseodímio (Pr) em larga escala. Esses minerais são usados em baterias de veículos elétricos, turbinas eólicas, celulares, equipamentos militares e outras aplicações de alto valor tecnológico.

Apesar do nome, as terras raras não são tão escassas, mas o desafio está em encontrar depósitos onde a extração seja economicamente viável. Ao todo, são 17 elementos químicos essenciais à indústria energética, eletrônica e de defesa. Além de Goiás, há registros de reservas em Minas Gerais, Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo e Roraima. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o investimento em pesquisa, mapeamento geológico e beneficiamento ultrapassou R$ 5 milhões em 2023.

O interesse japonês foi formalizado em 16 de julho, durante missão do governo Ronaldo Caiado (UB) ao Japão. Representantes de empresas e órgãos públicos do país afirmaram que buscam diversificar fornecedores para reduzir a dependência da China. A comitiva que visitará Goiás será liderada por Yamaguchi Yuzu, chefe da divisão de Recursos Minerais.

A movimentação internacional ocorre em meio a disputas globais por minerais estratégicos. Nos Estados Unidos, por exemplo, o interesse na exploração desses recursos tem sido usado como moeda de negociação em temas comerciais e geopolíticos. No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem reforçado a defesa da soberania sobre os recursos minerais. “Temos todo o nosso petróleo para proteger. Temos todo o nosso ouro para proteger. Temos todos os minerais ricos que vocês querem para proteger. E aqui ninguém põe a mão. Este país é do povo brasileiro”, declarou.

Compartilhar post:

Últimas

Relacionadas
Postagens

Estudo aponta que gatas criam vínculos de confiança com tutores semelhantes ao de mães e filhos

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual de...

Estudantes são convocados para processo antifraude em bolsas universitárias

Um edital foi publicado nessa nesta quinta-feira (14), para...

Anápolis reforça vacinação contra o sarampo diante de novos casos no país

Diante do aumento de casos de sarampo em diversas...

Hospital Municipal Jamel Cecílio dará lugar ao Hospital da Criança de Anápolis

Durante entrevista concedida na manhã desta quinta-feira (14) à...