COMDEFESA  apresenta potencial estratégico de Anápolis à comitiva do Ministério da Defesa

Visita técnica ocorre no dia da chegada do nono caça Gripen e reforça importância do município no cenário nacional de defesa

Anápolis recebeu, nesta segunda-feira (16), uma comitiva do Ministério da Defesa para uma agenda técnica articulada pelo Comitê da Indústria de Defesa e Segurança de Goiás (COMDEFESA-GO). A delegação conheceu pontos estratégicos da cidade e participou de apresentações sobre o potencial logístico, econômico e tecnológico do município, que já é considerado uma peça-chave no cenário nacional da defesa.

Durante a programação, os representantes do governo federal visitaram a Base Aérea de Anápolis (Ala 2), a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Anápolis (CIA), o Porto Seco, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA). Segundo o presidente do Condefesa-GO, Anastácios Apóstolos Dagios, a iniciativa tem como meta estreitar laços com o governo federal e atrair novos investimentos. “Só no ano passado, a Base Aérea de Anápolis recebeu investimentos de R$ 250 milhões. O Ministério da Defesa tem grandes planos para Goiás, e queremos garantir que Anápolis esteja no centro desses investimentos”, afirmou.

Dagios reforçou ainda que é necessário desburocratizar os processos e criar condições concretas para instalação de empresas do setor no município. “O apoio do governo federal é fundamental para atrair e consolidar companhias da área de defesa. Estamos há seis anos nesse trabalho e já temos uma lista expressiva de conquistas. Após 80 anos sem uma empresa de armamentos se instalar no Brasil, conseguimos trazer a primeira para o DAIA. Também temos duas empresas estratégicas em Goiânia cadastradas no Ministério da Defesa”, destacou.

O encontro coincidiu com a chegada do nono caça F‑39 Gripen à Ala 2 da Força Aérea Brasileira, símbolo da modernização das Forças Armadas. A aeronave, produzida em parceria entre Brasil e Suécia, agora integra a frota inicial de 36 jatos previstos para esta primeira fase do projeto. “Hoje tivemos a felicidade de presenciar a chegada da nona aeronave ao Brasil. Ela veio por navio e já está operando aqui em Anápolis. Foi uma feliz coincidência estarmos presentes justamente neste momento”, Durante a solenidade o subchefe de Mobilização do Ministério da Defesa, Contra-almirante André Gustavo, um dos oficiais da Aeronáutica ressaltou a relevância da cidade no sistema de defesa aérea do país. “A operação dos Gripen aqui consolida Anápolis como a principal referência da defesa aérea nacional. É um marco histórico para a Força Aérea e para o município.”

Ao final do encontro, os membros da comitiva destacaram o profissionalismo das apresentações e o potencial de integração entre o setor público e a iniciativa privada. “Vamos levar as informações colhidas aqui ao ministro e avaliar as possibilidades de ampliação das parcerias. O que vimos hoje em Anápolis é um modelo que pode inspirar outros polos estratégicos do Brasil”, afirmou um dos chefes de mobilização presentes na visita.

Compartilhar post:

Últimas

Relacionadas
Postagens

Morre Arlindo Cruz, ícone do samba, aos 66 anos

Faleceu nessa sexta feira dia 08 de agosto,...

Saiba por que o Dia Nacional de Combate ao Colesterol é tão importante

Celebramos no Brasil o dia 08 de agosto, o...