CMTT anuncia pacote de intervenções para melhorar trânsito em pontos críticos de Anápolis

Intervenções incluem ajustes em semáforos, alargamento de pistas e novas rotas para reduzir congestionamentos e aumentar a segurança viária

A Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) de Anápolis anunciou um pacote de obras e ajustes operacionais voltados a desafogar o tráfego e aumentar a segurança em áreas críticas da cidade. As informações foram divulgadas pelo presidente do órgão, Rone Evaldo Barbosa, em entrevista à Rádio São Francisco FM.

No viaduto Ayrton Senna, que está em fase final de execução, Barbosa destacou que a reprogramação dos semáforos e a melhoria no tempo de sinalização já resultaram em menor acúmulo de veículos nos horários de pico. A etapa final prevê ajustes na geometria viária, fechamento de acessos, instalação de meio-fio e substituição da sinalização provisória por pintura termoplástica, mais resistente.

No trevo do Recanto do Sol, na BR-414, a CMTT deve ampliar as faixas de tráfego e instalar semáforos inteligentes no lugar da operação manual feita por agentes desde o início do ano. Equipados com câmeras e sistemas de inteligência artificial, esses dispositivos vão adaptar o tempo de abertura conforme o fluxo de veículos.

Outra intervenção prevista é a conclusão da trincheira que receberá um sistema binário: a Rua Argentina passará a ter sentido único da Avenida Universitária para a trincheira, enquanto a Rua Bolívia seguirá no sentido inverso, com rotatória e novo semáforo no cruzamento com a Avenida Brasil.

No trevo da Havan, próximo ao acesso ao aeroporto, o plano é ampliar a via marginal e criar conversões diretas à direita, além de readequar aproximações e, possivelmente, implantar vias de mão única conectando ao Anel Viário. A obra é considerada urgente diante do aumento de tráfego esperado após a conclusão do anel, prevista para este mês.

Já no retorno conhecido como “igrejinha”, na BR-060, que registra alto índice de acidentes e mortes, inclusive de ciclistas e pedestres, a CMTT negocia com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária responsável para viabilizar uma intervenção de maior porte, que dependerá de ações conjuntas com o governo federal.

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