Carteira de Identidade: veja como será o novo RG

O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (23), um novo modelo de carteira de identidade para o Brasil. O objetivo é unificar o número do documento em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

O decreto que regulamenta a lei foi publicado no Diário Oficial da União, durante a tarde. O prazo para que os institutos de identificação estejam aptos para emitir o novo documento vai até março do ano que vem.

  • O que muda?

Com a nova documentação, a numeração será única e a autenticidade poderá ser checada por QR code, inclusive offline. Ou seja, apenas o CPF será considerado.

Atualmente, as pessoas retiram a carteira de identidade em uma unidade da federação com um número, porém, em caso de perda e solicitação em outro estado, por exemplo, a numeração vem diferente. Na prática, atualmente é possível ter 27 números de RG no Brasil.

  • Como obter a nova carteira de identidade?

O governo federal informou que as secretarias de Segurança Pública de cada estado e do DF serão responsáveis pela disponibilização do novo RG. O prazo para que os institutos de identificação se adequem à nova norma é até 3 de março de 2023.

Essa é a data limite para que os órgãos estabeleçam um esquema de fornecimento do novo documento. O Executivo disse ainda que a emissão deverá ser gratuita.

Compartilhar post:

Últimas

Relacionadas
Postagens

Caiado atinge 88% aprovação e é o governador mais bem avaliado do Brasil

Em nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta sexta-feira...

Agosto: a origem do “mês do cachorro louco” e a fama de azar

O mês de agosto carrega consigo duas expressões populares...

Ser mãe atípica: o lado invisível da maternidade que poucos conhecem

Artigo de opinião: Ninguém imagina que a maternidade possa...