Buscar

Cuidamos da sua privacidade

Utilizamos cookies para ver quais páginas você já viu em nosso jornal e para personalizar as propagandas para você. Ao continuar utilizando nosso site, você aceita esse uso. Por favor, leia nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Cartaz sobre assédio moral em Restaurante de Anápolis gera debate sobre respeito no ambiente de trabalho

Mensagem alerta para os danos do assédio moral e o impacto na saúde mental dos colaboradores
Cartaz sobre Assédio Moral fixado no caixa do restaurante (Foto: Diário da Redação)

Um cartaz sobre assédio moral afixado na parede um conhecido restaurante que é famoso por servir comida oriental e tem um dos melhores Yakissoba de Anápolis, tem gerado discussões sobre a importância do respeito no ambiente de trabalho. Segundo a funcionária, o que motivou o cartaz foi um fato ocorrido no restaurante, questionada sobre o que ouve, ela não quis dar detalhes. A mensagem do aviso reforça a necessidade de proteger a dignidade e bom ambiente de trabalho para os colaboradores, alertando que atitudes humilhantes e constrangedoras podem prejudicar a saúde mental e física dos funcionários.

Recentemente, o Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) ajuizou uma ação judicial contra um médico de Anápolis, sócio de cinco empresas, acusado de praticar assédio moral contra seus empregados. O MPT-GO pediu que o profissional seja multado em R$ 200 mil, visando reparar os danos causados, e solicitou também uma medida liminar para que o assédio fosse interrompido imediatamente, antes mesmo do julgamento final do caso.

O assédio moral é caracterizado por atitudes repetitivas e abusivas que expõem o trabalhador a situações humilhantes, constrangedoras ou degradantes, com o intuito de desestabilizar emocionalmente o indivíduo. Essas condutas podem incluir cobranças excessivas, isolamento, críticas destrutivas e sobrecarga de tarefas, prejudicando diretamente a saúde mental e o bem-estar do colaborador.

 Em um contexto onde a saúde mental ganha cada vez mais destaque, especialmente com a crescente preocupação sobre o impacto emocional no ambiente de trabalho, é fundamental que as empresas reconheçam sua responsabilidade de criar espaços livres de assédio. Com a obrigatoriedade de adotar medidas de proteção à saúde mental dos funcionários, como exige a recente atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), as organizações devem implementar políticas claras para prevenir o assédio moral e promover o respeito, garantindo ambientes mais saudáveis e produtivos.

Artigo anterior
Frentes frias devem atingir Anápolis nos próximos dias
Próximo artigo
Da cultura do medo ao respeito: prática de combate ao assédio moral

Relacionado à este artigo: