Os principais critérios para o eleitor anapolino na hora de escolher em quem votar são o perfil pessoal e as propostas dos candidatos, quase na mesma proporção – é o que aponta a última rodada da pesquisa Serpes/OPopular, com respostas espontâneas (quando as opções não são listadas).
No segundo turno das eleições municipais de 2024, o que mais pesa na escolha são as características pessoais do candidato, resposta de 23,6% dos entrevistados. Já para 23,3% deles, a prioridade são as propostas apresentadas. Em terceira posição, fica o partido do candidato, principal critério para 13,1% dos eleitores.
Para 5,2%, a expectativa sobre a administração é o que mais vale. Já o cuidado da cidade foi mencionado em 0,2% das respostas. Outros 33,3% não souberam responder ou disseram que não votarão.
Já na pesquisa estimulada (quando a pergunta é feita com uma cartela de opções de resposta), a experiência política prevaleceu: é prioridade de 41,3% dos eleitores. Já 22,8% disseram que o principal critério é ser gestor. Outros 15,1% priorizam ser de direita.
Quanto a apoios políticos, a pesquisa Serpes/OPopular mostra que o preferível em Anápolis é o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que pesa para 12% dos entrevistados. É importante para 7,2% ser apadrinhado pelo governador Ronaldo Caiado (UB), enquanto o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vale para 6,2%.
A pesquisa foi realizada no dia 17 de outubro, com amostra de 601 entrevistados.
Leia também
Pesquisa Serpes: Márcio lidera com folga e deve vencer em Anápolis no domingo