Na última sexta-feira (09), o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) encerrou o prazo de inscrições com 2,65 milhões de candidatos. Na última semana, haviam sido registradas apenas 1,5 milhão de inscrições. Apesar do crescimento exponencial dos últimos dias, grande parte dos inscritos ainda não efetuou o pagamento da taxa de inscrição.
Ao todo, são 1,28 milhão de pessoas que ainda não pagaram a Guia de Recolhimento da União (GRU), o que precisa ser realizado ainda esta semana. O prazo final é na sexta-feira (16). A taxa de inscrição é de R$90,00 para os cargos de Nível Superior e de R$60,00 para as vagas de Nível Médio.
No último resultado parcial de inscritos por Estado, Goiás registrava 44 mil candidatos. A informação foi divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) no dia 06 de fevereiro. São seis cargos ofertados no Estado, entre os órgãos do IBGE e do Incra.
Como funciona o exame?
No total, são oito blocos temáticos, com diversos cargos dentro de cada um. Os conteúdos das provas de cada bloco são iguais para todas as opções. O que diferencia a pontuação para cada vaga são os pesos atribuídos a cada eixo temático de conteúdo, o que deve respeitar a natureza de cada cargo conforme sua legislação.
Os exames estão divididos em conhecimentos gerais – sobre Políticas Públicas – e cinco eixos temáticos de conhecimentos específicos. No oitavo bloco, para cargos de Nível Médio, o conteúdo consiste em Língua Portuguesa, Noções de Direito, Matemática e Realidade Brasileira.
Todos os candidatos inscritos nos primeiros sete blocos, destinados ao Nível Superior, fazem a mesma prova de conhecimentos gerais. Entretanto, há também a prova de conhecimentos específicos – personalizada para cada um.
Os exames são realizados no dia 05 de maio, durante o período matutino e vespertino. Durante a manhã, os candidatos de Nível Superior realizam a prova objetiva de conhecimentos gerais e a prova discursiva de conhecimentos específicos. Os inscritos do Nível Médio, por sua vez, realizam as provas objetivas e uma redação. Já durante a tarde, todos realizam provas objetivas.
Para não ser eliminado, o candidato deve obter aproveitamento maior que 40% nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos e nota maior que zero no exame discursivo.
Por: Natalia Sezil