O Conselho Municipal de Cultura (CMC) realiza na próxima quinta-feira (12), às 19h30, um debate bem importante para o setor cultural anapolino. No auditório da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Nelson de Abreu Júnior, no Bairro Jundiaí, os cinco candidatos à prefeitura de Anápolis se reúnem para debater propostas e o futuro do setor na cidade.
Na oportunidade, Antônio Gomide (PT), Eerizania Freitas (UB), Hélio Lopes (PSDB), José de Lima (PMB) e Márcio Corrêa (PL) devem se posicionar sobre aspectos importantes: o Fundo Municipal de Cultura, unidades culturais na cidade, o patrimônio cultural e histórico de Anápolis, além do serviço público e a descentralização da cultura.
De acordo com a última pesquisa Serpes/OPOPULAR, que perguntou a 601 eleitores quais os maiores desafios da próxima gestão municipal, a cultura aparece em uma das últimas posições: nono lugar, priorizada por apenas 0,7% dos entrevistados. Apesar disso, o setor vem crescendo na cidade nos últimos anos, com a abertura da Sala Pública de Cinema, realização de vários festivais e implementação de diversas políticas públicas de fomento.
O debate é aberto ao público, e a presença dos cidadãos anapolinos é incentivada pelo CMC – artistas, alunos das escolas públicas de artes do município, trabalhadores do setor cultural e toda a população que se interessa por cultura em Anápolis.