O governador Ronaldo Caiado (União) oficializou a nomeação do advogado Augusto Ventura para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). O anúncio foi feito no domingo (26) e preenche a vaga do quinto constitucional da advocacia, mecanismo que garante a participação de representantes da classe jurídica na composição da Corte.
A nova vaga foi aberta após a aposentadoria do desembargador Nicomedes Domingos Borges.
Com mais de 25 anos de atuação no Direito goiano, Ventura comemorou a nomeação nas redes sociais, onde publicou uma foto ao lado do governador no Palácio das Esmeraldas. “Honrado em ser nomeado pelo governador Ronaldo Caiado como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás”, escreveu o jurista, agradecendo à família e aos amigos pelo apoio. Natural de Anápolis, Augusto Ventura é presidente e chanceler da Associação Educativa Evangélica. Ele foi o mais votado na lista tríplice encaminhada ao governador, que também incluía os advogados Ricardo Baiocchi Carneiro e Luciano Mtanios Hanna.
Além do expressivo apoio do segmento evangélico, Ventura recebeu o endosso de importantes figuras do meio jurídico, como os ministros do Supremo Tribunal Federal André Mendonça e Gilmar Mendes, além do corregedor-geral e futuro presidente do TJ-GO, Marcus da Costa Ferreira.
Trajetória e formação acadêmica
Augusto César Rocha Ventura é graduado em Direito pela UniEvangélica desde 1991. Atualmente, cursa doutorado em Direito Constitucional pelo IDP e possui mestrado em Direito e Políticas Públicas pelo UniCEUB. Também é pós-graduado em diversas áreas e tem um MBA em Direito da Economia e da Empresa pela FGV.