O mês de dezembro marca a campanha Dezembro Verde, que alerta para a importância da guarda responsável de animais domésticos. O período foi escolhido por concentrar o maior número de abandonos, além de aumentar os riscos de fuga e estresse dos pets durante as festas, especialmente por conta da ausência dos tutores e do barulho de fogos.
Atualmente, cerca de 30 milhões de animais vivem em situação de abandono no Brasil, número que se mantém estável desde o início da década. Segundo a presidente da Comissão Técnica de Bem-Estar Animal do CRMV-SP, Daniela Ramos, a relação entre pessoas e animais evoluiu, exigindo responsabilidade que vai além das necessidades físicas, incluindo também o cuidado emocional.
O conselho reforça a importância do planejamento antes da adoção, considerando que cães e gatos podem viver mais de 10 anos. Questões como viagens, mudanças e adaptação a novas rotinas devem ser avaliadas para evitar o abandono. Uma das orientações é acostumar os animais à presença de outras pessoas ou ambientes de referência.
Abandonar animais é crime, conforme a Lei 9.605/1998, com pena de até um ano de prisão, que pode ser agravada em casos de maus-tratos. Denúncias podem ser feitas à Delegacia Eletrônica de Proteção Animal ou pelo Disque Denúncia Animal, no 0800-600-6428.