Aulas na rede estadual de Educação retornam no dia 1º de agosto

Cerca de 500 mil estudantes da rede pública estadual de Educação retornam às salas de aula na próxima terça-feira (01º). A data marca o início do segundo semestre escolar, que terá 93 dias letivos.

Uma cerimônia no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Profª. Lázara de Fátima Silva e Flores, em Goianira, representa a retomada oficial das aulas nas escolas públicas estaduais. Participam da cerimônia o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli.

Recomposição da aprendizagem

Esse segundo semestre será marcado pela continuidade das ações de recomposição e ampliação da aprendizagem dos estudantes.  

Logo no início de agosto, as unidades escolares receberão os cadernos do “Revisa Goiás”, que atuam como ferramentas de apoio à aprendizagem de alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

Começam também, em agosto, as aulas do Prepara Goiás, cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O programa, destinado aos estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio e na 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), será ofertado nas modalidades presencial e à distância e visa contribuir com o bom desempenho dos estudantes nas provas.

Saego e Saeb

Os alunos da rede pública estadual de ensino realizam, também neste segundo semestre, as provas do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Saego foi criado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) em 2011, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF), com o objetivo de mensurar o desenvolvimento dos alunos das escolas da rede pública estadual, contribuindo para a melhoria da Educação no Estado.

Já o Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) a cada dois anos e que visa realizar um diagnóstico da Educação Básica brasileira. As médias de desempenho dos estudantes no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Compartilhar post:

Últimas

Relacionadas
Postagens

Você conhece o José Rico de Goiás?

Waldeir Ferreira, natural de Goianápolis e atualmente residente em...

Projeto de lei propõe limite de horário para atendimento presencial em disk-cervejas de Anápolis

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (15), na Câmara...

STJ restabelece pena de 14 anos a homem que tentou matar filho de 5 anos em Anápolis

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu recurso do...

Operação no centro de Anápolis interdita kitnets usadas como pontos de drogas

Uma operação policial nesta sexta-feira (12), teve como alvo...