O STF retomou na manhã desta quarta-feira (10), o julgamento do núcleo 1 da tentativa de golpe, com réus incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados. A sessão pode ser acompanhada ao vivo pelo canal oficial da Corte.
O julgamento, iniciado na semana passada, já acumula dois votos pela condenação de Bolsonaro e dos demais acusados. Os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino defenderam a responsabilização dos réus por crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.
Nesta quarta, votarão os ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por último, o presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin. A maioria poderá ser obtida com três votos, tanto para condenação quanto para absolvição.
Em caso de condenação, as penas podem chegar a 30 anos de prisão em regime fechado, mas a duração exata de cada punição será definida após a conclusão da rodada de votos.