Buscar

Cuidamos da sua privacidade

Utilizamos cookies para ver quais páginas você já viu em nosso jornal e para personalizar as propagandas para você. Ao continuar utilizando nosso site, você aceita esse uso. Por favor, leia nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

As estrelas que já moraram em Anápolis e deram à cidade um toque de glamour hollywoodiano

Atrizes premiadas e personalidades do cinema buscaram refúgio nas fazendas da região entre as décadas de 1930 e 1970,
Atrizes Joan Lowwell, Janet Gaynor e Mary Martin que moraram em Anápolis (Foto: reprodução)

Pouca gente imagina, mas Anápolis já foi endereço de celebridades internacionais e até de estrelas de Hollywood. Entre as décadas de 1930 e 1970, atrizes premiadas e reconhecidas pelo público norte-americano escolheram as fazendas da região como refúgio para uma vida tranquila, longe do assédio da imprensa e dos holofotes de Los Angeles.

A primeira delas foi Joan Lowell, atriz e escritora americana que atuou no clássico The Gold Rush (1925), de Charlie Chaplin. Em 1936, após se casar com o capitão Leek Bowen, ela se mudou para o Brasil e fixou residência em Anápolis. Conhecida pelos moradores como “Dona Joana”, Joan escreveu o livro Promised Land inspirado em sua experiência no Cerrado e chegou a negociar terras na região, atraindo outros estrangeiros para investir na cidade.

Na década de 1950, foi a vez da premiada Janet Gaynor, primeira vencedora do Oscar de Melhor Atriz em 1929, por filmes como 7th Heaven e Sunrise. Casada com o figurinista Gilbert Adrian, ela comprou uma fazenda próxima a Anápolis, onde viveu por alguns anos. A propriedade ficou conhecida como “The Amazon” e, entre os vizinhos, ganhou o apelido de “Palácio da Bela Adormecida”, tornando-se uma espécie de retiro paradisíaco.

Outra estrela que se encantou pelo Cerrado foi Mary Martin, ícone da Broadway eternizada como Peter Pan. A atriz visitou a região a convite de Janet Gaynor e acabou adquirindo, junto com o marido Richard Halliday, a “Fazenda Halliday”, onde morou por quase duas décadas. O local tornou-se ponto de encontro de amigos famosos e até de figuras políticas, como Ronald Reagan, que visitou a propriedade antes de se tornar presidente dos Estados Unidos.

As histórias dessas atrizes, hoje resgatadas em pesquisas e documentários como Hollywood no Cerrado, revelam uma faceta surpreendente de Anápolis. A cidade, conhecida por seu peso econômico e histórico em Goiás, também carrega um passado glamouroso, quando foi cenário da vida privada de estrelas que trocaram os tapetes vermelhos pela tranquilidade do interior brasileiro.

Artigo anterior
Veja os locais e horário de ônibus gratuito para a EXPOANA
Próximo artigo
Anápolis celebra 118 anos com legado histórico, crescimento acelerado e olhar voltado para o futuro

Relacionado à este artigo: