Buscar

Cuidamos da sua privacidade

Utilizamos cookies para ver quais páginas você já viu em nosso jornal e para personalizar as propagandas para você. Ao continuar utilizando nosso site, você aceita esse uso. Por favor, leia nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Arte e Tradição: Veja os mais belos presépios nas igrejas de Anápolis

Santuário Santo Antônio (Av. Tiradentes, Centro) (Foto: Diário da Redação)

Já é uma tradição na Igreja Católica, os presépios natalinos retratando o nascimento do menino Jesus. Produzidos de maneira artesanal na paroquias de todo o mundo. Eles são feitos de vários tamanhos, cores e materiais.

Em Anápolis, as igrejas já estão com os Presépios prontos para o Natal. A inspiração para a criação são Maria, José, o menino Jesus, os três reis magos, o estabulo (curral), o jumento (burro), a manjedoura dos animais e toda a referência sobre o nascimento de Jesus Cristo.

Segundo o Padre Roniram, vigário da Paroquia Nossa Senhora D’abadia, em Anápolis, o presépio é uma representação visual do nascimento de Jesus Cristo, na tradição católica no Natal. “O presépio tem sido uma parte importante para a preparação da celebração do Natal em todo mundo católico.”, destacou.

A representação do nascimento de Jesus se tornou um evento sagrado na fé entre os católicos, e ajuda a ensinar sobre a história do Natal. “O presépio representa o momento em que Deus se revelou á humanidade ao enviar seu filho para nascer como um ser humano”, completou o sacerdote.

A contemplação do Presépio remete a uma cena de humildade e simplicidade com que Jesus nasceu. Uma reflexão sobre o Natal tendo por iniciativa o amor ao próximo e a gratidão.

Na Paroquia São Sebastião em Anápolis, o Presépio foi feito pelo paroquiano Felipe Machado, “Esse ano, o presépio que foi montado na matriz, está em comunhão com o oitavo centenário do presépio que foi pensado e executado por São Francisco de Assis na Itália, e mostra as aflições do menino Jesus.” disse o fiel.

Segundo o a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o presépio napolitano surgiu no ano de 1223, na pequena cidade italiana de Greccio. Para ajudar os camponeses, em sua maioria iletrados, a compreenderem as Sagradas Escrituras, São Francisco de Assis encenou pela primeira vez o nascimento do Menino Deus.  

O termo presépio vem do latim Praesaepe, que significa estrebaria ou curral. Em 1290, a igreja de Santa Maria Maior, em Roma, foi reformada e nela instalada a Capela do Presépio, que abriga a gruta que sob o altar permanece o pedaço de rocha que serviu como manjedoura. (Confira os mais belos presépios nas paroquias de Anápolis)

Catedral Bom Jesus (Matriz)
Paróquia São Sebastião, Centro.
Paróquia São Judas Tadeu (Vila Fabril)
Paróquia São José Operário (Santa Isabel)
Santuário Santo Antônio (Av. Tiradentes, Centro)
Paróquia Imaculado Coração de Maria e São Judas Tadeu
Paróquia São Joaquim
Paróquia Sant’Ana
Capela Divino Espírito Santo (Paróquia São Judas Tadeu)
Paróquia Santíssima Trindade (Adriana Parque)
Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Jaiara)
Artigo anterior
Nova onda de calor deve atingir Goiás e outras regiões do Brasil nesta semana
Próximo artigo
PRD define diretório em Anápolis

Relacionado à este artigo: