Um apagão atingiu várias regiões do Brasil na madrugada desta terça-feira (14). A Equatorial Energia informou, por meio das redes sociais, que a interrupção temporária e automática no fornecimento de energia foi causada pela atuação do esquema regional de alívio de carga, operado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
Em Goiás, cerca de 50 municípios foram impactados pela queda de energia, incluindo Nerópolis. Em algumas regiões, o fornecimento só foi restabelecido mais de uma hora após o início do apagão, gerando transtornos para moradores — especialmente aqueles que dependem de energia para o funcionamento de equipamentos refrigerados ou de uso contínuo.
De acordo com a empresa, cerca de 10.000 megawatts de carga foram interrompidos, afetando estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte — ou seja, praticamente todo o país.
O motivo, segundo o ONS, foi um incêndio ocorrido em um reator da subestação de Queimado, no estado do Paraná. Por segurança, o sistema foi desligado automaticamente para evitar que o problema se espalhasse para outros reatores, o que poderia causar danos ainda maiores. Apesar do susto, a situação foi normalizada após a contenção do incêndio.
