Ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Resende morreu no início da madrugada desta terça-feira (9), em São Paulo, ele ficou mais de três meses internado. Aos 87 anos, Iris tentava se recuperar de um acidente vascular cerebral (AVC).
Iris morreu por volta das 0h30, mas a informação foi divulgada duas horas depois. Segundo a assessoria do político, o corpo será velado no Palácio das Esmeraldas, a partir das 11h desta terça-feira, em Goiânia. O sepultamento será no cemitério Santana, também na capital, e está previsto para as 17h.
Nascido em 22 de dezembro de 1933, na cidade de Cristianópolis, na região sudeste de Goiás. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Iris começou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador. Na época, foi o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25 anos.
Iris foi eleito ainda deputado estadual, governador duas vezes, senador, ministro da agricultura e da justiça e prefeito de Goiânia. Iris deixa um legado de grandes obras pelo estado e uma marca e estilo único que o marcou durante toda a sua trajetória política.