De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Anápolis já é a cidade que acumula maior número de casos de dengue em Goiás. Nas primeiras 12 semanas do ano, 15.830 casos parciais da doença foram registrados no município – ultrapassando Goiânia, que recebeu até o momento 14.972 notificações.
Com um número maior de casos e uma população quase 5 vezes menor que a capital, Anápolis sinaliza uma taxa de incidência de 2.357 casos a cada 100 mil habitantes nas últimas quatro semanas. Por isso, a cidade é um dos 144 municípios goianos em situação de emergência sobre a dengue. Outros 100 estão em alerta e apenas dois (Jaupaci e Portelândia) são listados no estado de preparação para o plano de contingência.
Os dados atualizados na tarde desta quinta-feira (21) indicam que 165 óbitos já foram notificados em todo o Estado. Desses, 64 já foram confirmados como sendo resultado da dengue, enquanto a causa dos outros 101 está sendo investigada.
Anápolis também lidera em número de óbitos pela dengue dentro de Goiás. O município já confirmou 12 falecimentos por causa da doença e investiga, no momento, outros 14. Algumas das outras cidades goianas que figuram na tabela de registros são Luziânia, Valparaíso de Goiás e Águas Lindas de Goiás (todas em estado de emergência).
Nesse cenário, pouco mais de 800 mil dos 2,7 milhões de imóveis goianos foram visitados em março de 2024. Segundo o Sistema de Monitoramento do Combate ao Aedes, mais de 107 mil deles foram em Anápolis.
Na cidade, os agentes epidemiológicos verificaram que 333 imóveis possuíam focos do mosquito da dengue – no bairro Aldeia dos Sonhos, Jandaia, Bairro das Américas, Santa Isabel e Universitária. Também na Vila Santa Maria de Nazareth, Fabril, Setor Sul Jamil Miguel, Centro, além de Formosa, JK Nova Capital, Daia, Jundiaí Industrial e outros.
Vacinação
Neste sábado (23), quatro unidades de saúde imunizam contra a dengue em Anápolis. Crianças de 10 a 14 anos podem se vacinar das 09h às 13h nas unidades do Munir Calixto, Recanto do Sol, Vivian Parque e Bandeiras.
A criança precisa portar o cartão de vacinação e documento de identificação. O esquema é de duas doses com intervalo de 30 dias entre elas.
Já durante as semanas, a imunização acontece em diversos pontos da cidade. Confira:
Postos fixos
De segunda a sexta-feira (das 7h30 às 16h)
Adriana Parque
Bandeiras
Calixtolândia
Calixtópolis
Jardim Suíço
JK
João Luiz de Oliveira
Munir Calixto
São Carlos
São Lourenço
Arco-Íris
Parque dos Pirineus
Vivian Parque
Segunda a sexta-feira (das 7h30 às 21h)
Anexo Itamaraty
Bairro de Lourdes
Filostro Machado
Parque Iracema
Recanto do Sol
São José
Ilion Fleury (Osego)
Vila União
Postos volantes diários – a partir das 9h
Abadia Lopes da Fonseca
Arco Verde
Jardim Guanabara
Santa Maria de Nazareth
Santo Antônio
Tropical
Vila Formosa
Vila Norte
Semanalmente — a partir das 9h
Segunda-feira
Alexandrina
Vila Esperança
Santa Isabel
Terça-feira
Dom Manoel
Maracananzinho
1ª terça do mês — Interlândia e Souzânia
3ª terça do mês — Goialândia
4ª terça do mês — São Vicente e Branápolis
Quarta-feira
Vila Fabril
Alvorada
2ª quarta do mês – Joanópolis
Quinta-feira
Jardim Esperança
Jardim das Américas
Maracanã
Sexta-feira
Santos Dumont
Jardim das Oliveiras