Buscar

Cuidamos da sua privacidade

Utilizamos cookies para ver quais páginas você já viu em nosso jornal e para personalizar as propagandas para você. Ao continuar utilizando nosso site, você aceita esse uso. Por favor, leia nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Anápolis recebe documentário sobre carros de boi e fé na Quarta Cultural

Filme revela fé e tradição dos romeiros em romaria entre Abadiânia Velha e Trindade; exibição gratuita terá bate-papo com o diretor
Documentário fala sobre Carreiros, Candeeiros e Carros de Bois (Foto: Reprodução)

A Quarta Cultural de julho começa com um mergulho na tradição e religiosidade popular do Cerrado goiano. Nesta quarta-feira (2), às 19h, o Teatro Municipal de Anápolis recebe a exibição do documentário “Carreiros, Candeeiros e seus Carros de Bois”, do cineasta goiano Pedro Diniz. Após a sessão, o público poderá conversar com o diretor em um bate-papo sobre o processo criativo e os bastidores da obra.

O filme acompanha a jornada de romeiros que, em carros de boi, percorrem antigos caminhos entre Abadiânia Velha e Trindade. Ao longo de nove dias de viagem, a câmera de Diniz registra não apenas o esforço físico da peregrinação, mas também a devoção, os vínculos familiares e a herança cultural que resistem ao tempo.

Natural do estado de Goiás, Pedro Diniz é documentarista, fotógrafo e pesquisador, com mais de 25 anos dedicados ao registro de manifestações populares e patrimônios imateriais do Brasil Central. Reconhecido pelo olhar sensível e escuta atenta das comunidades, ele já dirigiu filmes como “Lavando a Alma” (2008), “Dona Noêmia” (2018) e “Cavalhadas de Corumbá de Goiás” (2023). O longa que será exibido em Anápolis marca a estreia pública do trabalho mais recente do diretor.

A Quarta Cultural é promovida pela Prefeitura de Anápolis. A iniciativa oferece, semanalmente, atrações artísticas gratuitas, com o objetivo de valorizar os talentos regionais e ampliar o acesso à arte. A entrada é gratuita, mas está sujeita à lotação do espaço.

Além da exibição, o público poderá aproveitar a Feira Cultural com Praça Gastronômica, que acontece simultaneamente na área externa do Teatro.

Artigo anterior
Novo benefício garante energia elétrica grátis para famílias de baixa renda em Goiás
Próximo artigo
Arraiá BAAN Mach 2 promete três dias de festa, cultura e solidariedade em Anápolis

Relacionado à este artigo: