A Quarta Cultural de julho começa com um mergulho na tradição e religiosidade popular do Cerrado goiano. Nesta quarta-feira (2), às 19h, o Teatro Municipal de Anápolis recebe a exibição do documentário “Carreiros, Candeeiros e seus Carros de Bois”, do cineasta goiano Pedro Diniz. Após a sessão, o público poderá conversar com o diretor em um bate-papo sobre o processo criativo e os bastidores da obra.
O filme acompanha a jornada de romeiros que, em carros de boi, percorrem antigos caminhos entre Abadiânia Velha e Trindade. Ao longo de nove dias de viagem, a câmera de Diniz registra não apenas o esforço físico da peregrinação, mas também a devoção, os vínculos familiares e a herança cultural que resistem ao tempo.
Natural do estado de Goiás, Pedro Diniz é documentarista, fotógrafo e pesquisador, com mais de 25 anos dedicados ao registro de manifestações populares e patrimônios imateriais do Brasil Central. Reconhecido pelo olhar sensível e escuta atenta das comunidades, ele já dirigiu filmes como “Lavando a Alma” (2008), “Dona Noêmia” (2018) e “Cavalhadas de Corumbá de Goiás” (2023). O longa que será exibido em Anápolis marca a estreia pública do trabalho mais recente do diretor.
A Quarta Cultural é promovida pela Prefeitura de Anápolis. A iniciativa oferece, semanalmente, atrações artísticas gratuitas, com o objetivo de valorizar os talentos regionais e ampliar o acesso à arte. A entrada é gratuita, mas está sujeita à lotação do espaço.
Além da exibição, o público poderá aproveitar a Feira Cultural com Praça Gastronômica, que acontece simultaneamente na área externa do Teatro.