A Secretaria Municipal de Saúde, promove no próximo sábado, 14 de junho, asegunda etapa do Dia D de vacinação contra a gripe. A ação ocorrerá das, com pontos de vacinação instalados em seis distritos, na Praça Americano do 8h às 16h Brasil, no centro da cidade, e em 31 Unidades de Saúde da Família (USFs)espalhadas pelos bairros.
A mobilização tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal da população contra o vírus da influenza, especialmente entre os grupos prioritários, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades. No entanto, toda a população com mais de seis meses de idade está apta a receber a vacina, conforme ampliação do público-alvo determinada pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, vigente desde 16 de maio.
Apesar da disponibilidade da vacina em toda a rede pública, a baixa procura tem preocupado as autoridades de saúde. Dados atualizados apontam que cerca de 75% dos idosose87% das crianças em Anápolis ainda não se vacinaram contra a gripe. A Secretaria Municipal de Saúde alerta que esse cenário aumenta significativamente o risco de complicações graves, hospitalizações e surtos, especialmente durante o período de maior circulação do vírus. “As pessoas não estão comparecendo, deixando crianças e idosos sem vacinar. Precisamos puxar a orelha da população para que faça a sua parte”, disse a secretária de Saúde, Eliane dos Santos.
Além dos distritos de Interlândia, Souzânia, São Vicente, Branápolis, Goialândia e Joanápolis, os seguintes postos de saúde estarão abertos para aplicação da vacina:
Confira as USFs que participarão da campanha:
Abadia Lopes da Fonseca, Adriana Parque, Arco-Íris, Arco Verde, Bairro de Lourdes, Bandeiras, Calixtolândia, Calixtópolis, Jardim Esperança, Jardim Guanabara, Jardim Suíço, JK, João Luiz de Oliveira, Munir Calixto, Parque dos Pirineus, Santa Maria de Nazareth, Santo Antônio, Santos Dumont, São Carlos, São Lourenço, Tropical, Fabril, Vila Formosa, Vila Norte, Vivian Parque, Anexo Itamaraty, Parque Iracema, São José, Filostro Machado, Vila União e Recanto do Sol.
Para se vacinar, basta comparecer a um dos pontos de imunização portando documento pessoal com foto e o cartão de vacinação. A Prefeitura reforça o apelo para que a população aproveite a data para se proteger contra a gripe e manter a caderneta vacinal atualizada.
A ação do Dia D é uma estratégia de intensificação da campanha, diante do aumento dos casos de influenza no estado. A imunização é considerada a principal forma de prevenção contra complicações causadas pela doença, especialmente em pessoas com maior risco de agravamento.