A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia neste sábado (5) uma força-tarefa para localizar e atender pacientes que aguardam na fila da Regulação para exames, consultas e cirurgias. A ação, batizada de Saúde Agora, acontecerá das 8h às 12h, no antigo Hospital Municipal Jamel Cecílio.
O principal objetivo do mutirão é atualizar os dados de pessoas que estão na fila desde 2023 ou anos anteriores. Informações básicas, como telefone e endereço, têm impedido o contato com muitos pacientes, o que compromete o andamento dos serviços de saúde.
Segundo a diretora do Complexo Regulador, Alyne Milanio, além de números de telefone desatualizados, há pacientes que não atendem às ligações, não respondem mensagens e, em alguns casos, não comparecem às consultas agendadas, mesmo após confirmação. “Estamos com uma fila extensa de exames, consultas e cirurgias, mas enfrentando dificuldades para localizar os pacientes. Pedimos que todos com solicitações na Regulação até 2023 compareçam à nossa ação para atualizar os dados”, afirmou.
Mais de 66 mil pessoas aguardam procedimentos
Atualmente, só as demandas acumuladas de 2023 somam 66.711 pedidos pendentes, entre exames, consultas e procedimentos cirúrgicos. A Prefeitura explica que o número pode estar inflado, pois o sistema ainda não filtra casos de pessoas que já realizaram os procedimentos na rede particular e não informaram a baixa no sistema público.
Vacinação e testes rápidos no local
Além da atualização cadastral, o Saúde Agora contará com atendimento de profissionais de saúde que já começarão a chamar pacientes para consultas ou exames. O evento terá também uma van de imunização para atualizar a caderneta de vacinação de jovens, adultos e idosos, incluindo vacinas como tríplice viral, hepatite B, HPV, influenza, dengue, difteria e tétano (dT).
Haverá ainda a oferta de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. A iniciativa busca não apenas resolver o problema da fila, mas também cuidar da saúde preventiva da população.
A Prefeitura reforça que quem tiver solicitações na Regulação até 2023 deve comparecer ao evento para garantir que seus dados estejam atualizados e evitar maiores atrasos nos atendimentos.