Anápolis é uma das três únicas cidades em todo o Estado de Goiás onde as eleições podem ser decididas em segundo turno. Com 292,6 mil eleitores, o município atende à regra instituída pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que apenas municípios com mais de 200 mil votantes realizem a segunda rodada de votação para prefeito, caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta de votos (50% mais um).
Devido a essa regra, apenas outras duas cidades em Goiás também se encontram aptas ao segundo dia de eleições, marcado para 27 de outubro: Goiânia, com pouco mais de 1 milhão de eleitores, e Aparecida de Goiânia, com 345,3 mil votantes.
Em todo o Brasil, 103 municípios integram essa lista, desde grandes capitais (São Paulo, com 9 milhões de eleitores, e Rio de Janeiro, com 5 milhões), até cidades que beiram o limite definido pela legislação (Parauapebas no Pará, Imperatriz no Maranhão, e Magé no Rio de Janeiro, todos com cerca de 200 mil eleitores).
A quantidade atual demonstra aumento desde as últimas eleições municipais. Em 2020, 95 localidades podiam chegar ao segundo turno. Já em 2016, apenas 92 municípios atendiam à regra. Nos locais onde o quociente eleitoral não chega a 200 mil, o prefeito é eleito já no primeiro turno, elegendo o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, por maioria simples.
Somados, os 103 municípios da lista reúnem cerca de 60,5 milhões de eleitores, o que representa 38,8% do eleitorado nacional. Ao todo, quase 156 milhões de votantes estão aptos a participar das eleições de 2024 no país.
Veja quais são os 103 municípios brasileiros onde pode haver 2º turno nas eleições 2024
Mais de 10 locais de votação mudaram em Anápolis; confira a lista