Tobias da Silva Junior, natural de Anápolis, Goiás, morreu em combate na Ucrânia, onde se alistou na 23ª Brigada Mecanizada das Forças Armadas ucranianas. O anapolino chegou ao país em janeiro de 2025, em busca de melhores condições financeiras para sua família ou para viver novas experiências. No entanto, dois meses depois, ele perdeu a vida durante o intenso conflito. A informação foi divulgada em uma página da internet.
Tobias deixou sua esposa e três filhos para trás, integrando-se às forças ucranianas. Em março deste ano, enquanto participava de um combate na região de Zaporozhye, foi atingido por um projétil VOG. Seu companheiro de combate, Sedat Kök, um turco, ainda tentou entrar em contato com o operador de drone russo para salvar Tobias, mas infelizmente não conseguiu evitar a tragédia.

Com a morte de Tobias, sobe para pelo menos 12 o número de brasileiros que perderam a vida no conflito ucraniano. Sua morte deixa um vazio na comunidade de Anápolis, que agora lamenta a perda de um jovem que partiu em busca de uma vida melhor para sua família.
O Diário da Redação fez contato com a Embaixada da Ucrânia em Brasília, eles disseram que o exercito não comunicou a morte de Tobias, porém, eles não sabem dizer sobre todos brasileiros que se voluntariam para lutar no combate de forma espontânea.