Buscar

Cuidamos da sua privacidade

Utilizamos cookies para ver quais páginas você já viu em nosso jornal e para personalizar as propagandas para você. Ao continuar utilizando nosso site, você aceita esse uso. Por favor, leia nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

19 cidades goianas tem sinal de internet 5G ativado

Governador Ronaldo Caiado participou, em março, de encontro com prefeitos para orientar sobre implantação da internet 5G (Foto: Secom)

19 cidades goianas concluíram a ativação do sinal de internet 5G, com oferta de velocidade de navegação mais rápida. O avanço, um ano após o início da liberação do sinal no país pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é resultado de parceria entre Estado e municípios para atração de operadoras e adequação da legislação para instalação de antenas.

Atualmente, Goiás possui cerca de 380 antenas instalas com sinal ativo da internet 5G. Os municípios são Água Lindas de Goiás; Alto Paraíso de Goiás; Anápolis; Aparecida de Goiânia; Caçu; Caldas Novas; Campinorte; Catalão; Formosa; Goiânia; Goiatuba; Gouvelândia; Itumbiara; Luziânia; Mara Rosa; Novo Gama; Pires do Rio; Rio Verde e Valparaíso de Goiás, contemplando as regiões Sul, Norte, Centro e Leste do estado.

Liberação

Além das 19 cidades goianas que possuem sinal de 5G ativo, a Anatel liberou, no mês passado, a ativação do sinal em outros 82 municípios.

O processo depende do interesse das operadoras, que devem apresentar ao poder público um projeto de implantação, além da emissão de licenças, entre outras etapas.

As empresas Claro, TIM e Vivo — vencedoras dos lotes nacionais do leilão do 5G — podem oferecer o serviço aos seus clientes.

A lista de cidades que estão liberadas para usar o 5G, assim como a legislação pertinente e o passo a passo para prefeituras estão disponíveis no site https://goias.gov.br/5g.

Para o acesso, o usuário precisa ter um aparelho de celular habilitado para a nova tecnologia e estar na área de cobertura.

Artigo anterior
UEG divulga resultado final do Vestibular 2023/2
Próximo artigo
Caiado confirma permanência de escolas cívico-militares em Goiás

Relacionado à este artigo: