O Departamento de Trânsito do Estado de Goiás (Detran/GO) divulgou esta semana a abertura das pré-inscrições para o Curso de Instrutor e Examinador de Trânsito para residentes em Goiás. O prazo tem início na terça-feira (28), às 08h, mas dura pouco tempo: se encerra na quarta-feira (29), às 18h.
As inscrições devem ser feitas online, pelo portal do Detran, onde também está disponível o edital. Podem se inscrever no processo seletivo cidadãos de 21 anos ou mais que morem em qualquer município goiano e possuam carteira de habilitação expedida há pelo menos dois anos.
Também é necessário ter ensino superior completo em qualquer área do conhecimento, não possuir vínculo com qualquer Centro de Formação de Condutores (CFC), e não ter cometido infração de trânsito gravíssima no último ano.
Só pode se inscrever quem não esteja com o direito de dirigir suspenso, ou tiver cumprido a penalidade há pelo menos 12 meses, nem quem esteja com o documento de habilitação cassado, ou tiver feito a reabilitação há pelo menos 24 meses.
São ofertadas 70 vagas, das quais 60 são para ampla concorrência. As outras 10 são exclusivas para servidores da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia e agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade de Goiânia.
O curso de instrutor e examinador de trânsito tem 208 horas de duração, com aulas presenciais que acontecem na sede do órgão (bairro Cidade Jardim, em Goiânia). A formação tem início em 08 de julho e vai até 30 de agosto, no período matutino ou vespertino.
As inscrições deferidas são divulgadas no dia 18 de junho. Os candidatos classificados devem comparecer presencialmente na sede do Detran, em Goiânia, para efetivar a matrícula. Lá, é necessário pagar a taxa de averbação do curso, de R$37,14. Os horários de atendimento estão listados no edital.
Segundo o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, o objetivo do curso é qualificar profissionais no segmento. Com isso, o órgão busca levar bancas examinadoras a todos os municípios e reduzir o custo da CNH para os candidatos.
“Queremos que os candidatos não tenham que se deslocar de um município para outro para realizar o sonho de obter sua habilitação”, afirma. O Detran-GO aplica cerca de 30 mil exames práticos por mês. Mensalmente, são realizadas cerca de 120 bancas examinadoras em pouco mais de 90 municípios.